28 de abril de 2010

Uma boa escola, um bom cidadão

Os estudiosos de hoje vivem repetindo que o nosso sistema social está cada vez mais desconstrucionista. Saímos de um industrial para uma sociedade pós-industrial, em seguida, o pós-moderno e, finalmente, o que atualmente chamam ‘líquida’ porque tem mais regras e laços fortes. Mas em fases de desconstrução e reconstrução seguirão novas fases de reconstrução já iniciadas. Observamos o campo da educação. Cinqüenta anos atrás, o encontro entre o marxismo vulgar e a psicanálise, nasceu uma pedagogia que não precisava impor regras e conceitos. A criança só deveria memorizar a tabuada, poemas, nomes geográficos, datas da história, e o básico da gramática. Esses educadores acreditavam que o indivíduo estaria mais livre sem a pressão da responsabilidade com o futuro criando um vácuo que em muitos casos foi preenchido por meio da cultura e do talento individual. A pedagogia de nível reduzido que propunha, às classes menos favorecidas, eliminar as diferenças, na verdade teve o efeito de fazer milhões de pessoas ignorantes e dar prioridade somente àqueles de classe social alta, que poderiam ir a escolas e universidades de excelência, onde os professores eram respeitados e seguiam rigorosos programas.
Nos dias de hoje, a educação se mostra um pouco diferente quanto à exigência social e de mercado, onde existe um número crescente de pessoas, de todas as classes sociais, que buscam uma escola mais séria, mais rigorosa, mais autoritária e com professores treinados, onde comecem a compreender que a escola e seu grupo docente são fundamentais e indispensáveis na construção de normas morais aprendidas desde a infância. A escola não pode esperar que a criança aprenda por si só regras que possam fazer parte da inserção social sadia e construtiva, como por exemplo: não roubar, se envolver com drogas ou intimidar seus companheiros. O professor tem obrigação de ensiná-los e garantir que o aluno fixe na mente os bons ensinamentos, tornando-se um hábito cotidiano.
A responsabilidade social está crescendo, mas os profissionais que realmente estão dispostos a aceitar este desafio ainda são poucos. Estes profissionais de educação estão percebendo que a nossa ordem social atual é baseada no seguinte mandamento fundamental: "Comporte-se com os outros como você gostaria que ele se comporte com você." Um mandamento que não pode ser demonstrado com um cálculo dos custos e dos benefícios. Ou você aceita ou não aceita. Em cinqüenta anos passamos do autoritarismo para a anarquia cega. Mas não maior do que a ‘pureza líquida’, de onde deve começar a reconstrução de nossa sociedade, através de uma boa educação.