22 de setembro de 2010

Líderes sem consenso não formam equipe

Quando alguém é designado para qualquer encargo como: presidente, diretor, gerente, governante; este é premiado com um ‘poder’. Ele tem a capacidade de planejar, tomar decisões, dar ordens. Mas há uma grande diferença se o seu título e seu poder é legitimado apenas por aqueles que foram nomeados ou aceitos por você, ou, reconhecidos pelos empregados, colaboradores, por aqueles que vivem no ambiente em que opera. Quem recebe este prêmio é um líder.
O líder indica a meta e transmite a todos os níveis da organização, a importância, o valor do que você está fazendo, cria entusiasmo e orgulho, que todo mundo faça bom uso da sua inteligência e gaste suas melhores energias. O líder não tem medo de escolher as pessoas mais criativas, com independência de opinião, porque ele sabe como guiá-los. Os funcionários das empresas de sucesso são sempre formados pelo gerente de primeira classe, e o líder deve manter sua equipe bem informada, prestando consultoria para as grandes decisões em um clima de respeito e harmonia. É uma construção constante onde o líder, seu gerente e seus colaboradores, juntos, contribuem com suas habilidades para o resultado positivo. A empresa torna-se uma comunidade na qual todos estão orgulhosos de pertencer, porque eles vivem o sucesso como se fosse seu próprio.
Infelizmente, nem todos os chefes conseguem se tornar líderes. Porque eles são inseguros, eles não podem propor a metas elevadas, eles têm medo de falhar, impedem a criatividade. Quando escolhem os funcionários, procuram manter apenas aqueles considerados inferiores a eles. E nunca fornecem todas as informações, mantendo-as com si próprio como se fosse um segredo precioso. Não discutem com os outros, não os consultam, não delegam nada, apenas dão ordens peremptórias. Quando vêem que alguns de seus dirigentes começam a ficar bem sucedidos e apreciados pela equipe, passa a ter medo que alguém possa superá-lo, o que poderia colocá-los na sombra e gerar algum obstáculo, e logo procura tentar se livrar dele.
Você pode aprender a se tornar um líder? É difícil, mas você pode se tornar um, aprendendo a trabalhar em equipe, mantendo em torno de si os seus colaboradores, dando-lhes todas as informações, discutindo problemas, se aproximando e atribuindo a cada um os seus deveres, e, posteriormente verificando os resultados em conjunto, de modo que todos se envolvam e reconheçam em você um guia sábio e gerador de oportunidades e crescimento.