1 de novembro de 2010

Os obstaculos do talento

Há lugares onde, por um certo período, florece a genialidade, e em seguida volta à mediocridade. Atenas entre 450 e 350 hospedava figuras como Sócrates, Platão e Aristóteles, passado este período, nenhum outro os subtituiu. Por quê? Porque as pessoas não nascem mais gênios, ou porque o novo ambiente não ajuda-os a crescer, para ter sucesso, mas dificulta e aumenta outros tipos de personagens? Creio que esta é a causa real. Quando florescem os gênios? Quando a sociedade tem força, otimismo e com muita fome de futuro, de pessoas competentes e brilhantes que não são intimidadas. Tal como no Brasil, do pós regime militar, quando todos queriam deixar para trás a pobreza e criar prosperidade. E o povo estavam pronto para trabalhar duro. Os trabalhadores lutando pelos seus diretos e crescimento profissional, os estudantes por uma escola mais qualificada, a liberdade de expressão.
O efeito devastador de quem não sabe administrar, gerenciar, liderar a sua sociedade, organização ou entidade e os que fazem parte dela pode enfraquecer, limitar e sacrificar aqueles que realmente têm potencial, que se esforçam, que trabalham duro, que merecem. Não recompensam quem é bem sucedido e capaz. Restando apenas os que se afirmam pela capacidade de ‘puxar o saco’ daqueles que têm o poder de descisão. Porém estes que se passam por líderes se esquecem que os melhores estão sempre sendo assediados pelos verdadeiros visionários.
Nos dias de hoje existe a idéia de que estamos em uma "sociedade líquida", onde não importa o que você fez, não vale a palavra lealdade e tão pouco a verdade. Tudo porque se você resistir com esses valores, a sociedade pode deixar de funcionar e em muitos casos “a corda sempre estoura do lado mais fraco”. Esforço é a palavra de ordem. Esforço em se doar mais ao trabalho, esforço em enxergar a verdade e não poder dizê-la, esforço para atingir seus objetivos individuais sem que outros venham a lhe prejudicar. O mais difícil é quando aqueles que têm grande talento estão inseridos em um ambiente que não ajuda e não os entende. Para ter sucesso é preciso ter muita fé, um grande ideal e uma confiança básica em sí mesmo para vencer todos os dias a desconfiança, o cinismo, a inveja e a indiferença daqueles que o cercam.